sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Manifesto Político de um Artista-Recém-Formado

Meu nome artístico é Léo de Castro e assim me apresento porque falo em nome do que acredito ser arte, do que acredito ser humano e principalmente, do que acredito ter importância, de alguma forma, para todos aqueles que lerem essa carta. Lembrando que as opiniões aqui expressadas são exclusivamente minhas, formadas à partir do que vivi, do que vivo, das coisas que vi, das opiniões que escutei e das escolhas que fiz. Não é um conselho, é um manifesto. Meu manifesto... dizem que artista não consegue ficar calado, certo? Mais uma coisa... acabo de me considerar um artista. Aqui, na solidão do meu computador, simplesmente por pensar em tudo que já produzi, fiz, apresentei, criei, e acima de tudo, amei.

Trabalho como ator e músico, além de ser estudante das Artes Cênicas. Mas o que me convém é que, apesar de ser novo, tenho para mim a ideia na mente da enorme responsabilidade que um artista tem para com a sociedade em que vive. A arte (assim já vi em muitos livros que a tentavam definir) é um dos espelhos que os homens têm para entender e apreender o momento em que vivem. Então é me baseando nisso que venho lhes falar.

Estamos em época de eleição. E isso, como artista, cidadão, humano, me preocupa muito. Vejo todos os dias, não na TV, mas nas mídias onlines, vínculo majoritário por onde as falcatruas dos piores tipos de pessoas são mostradas à tona. Brasil, país que possuí mais de 70% (fonte: IBGE) de sua população vidrada em todos os "bafos" que saem na internet. Só em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, cidade morena-maravilhosa, a proporção de uso da internet é muito bem distribuída, não tanto na zona rural, mas em quase toda a extensão da urbana, mas o que realmente me preocupa é que quanto mais a internet é amplificada, mais a cultura de massa e a proporção de pessoas alienadas que servem como peças de manobra aumenta. Fato esse muito bem observado em épocas de eleição. A internet é um lixo sucateado político e vulgar, literalmente inútil quando não se sabe utilizá-lo. Como toda forma de poder, a internet, assim como a religião, o amor, o dinheiro, o status, o cargo maior, a nomeação, enfim... toda foram de poder, se não bem utilizada, se não bem estudada e aproveitada em todas as suas faces, acaba por virar uma arma de difusão em massa das hipocrisias e futilidades às quais estamos propensos à assistir. Se quisermos.

O nosso governo é uma vergonha e um péssimo exemplo de que nada entende de humanidade. Talvez este só sirva para governar, e não governar no bom sentido da palavra, daquele governo que escuta o povo, digo no pior sentido da etimologia possível. Ele, junto de seu paus-mandados, seus comparsas, seus coronéis que, assim como os coronéis do passado (que deveriam ser somente uma página da história), envergonham a civilização contemporânea pelo uso indevido do poder, pela repressão vexatória dos trabalhadores. Coronéis como eles, devem existir somente nos livros de história, para que as crianças estudem, leiam sobre eles e aprendam com o erro dos outros a não repetirem a barbárie a qual nossa civilização já passou e, se um dia não só Deus mas nós humanos também quisermos, ultrapassaremos de vez essa fase maldita do abuso do poder. As redes sociais estão aí, para que a verdade seja sempre dita. Logo abaixo, deixo alguns, só alguns links de vídeos que demonstram um pouco da cruel realidade, um pouco do coronelismo que Campo Grande passa nas mãos desses mercenários:




http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2665631439695.2119038.1223284695&type=3 - Pra quem não sabe, "15" é o número para se votar no ladrão do Giroto.










Ufa! Já deu né? É muito material! Mas calma minha Campo Grande, as coisas ainda vão aparecer ainda mais!

Como artista tenho como obrigação enaltecer que em época de eleição, não posso deixar de tentar abrir os olhos do cidadão. E infelizmente só escrevo esse manifesto, esse protesto, porque todo dia que saio com minha motinha surrada pelo tempo, vejo enormes placas desses desgraçados, vejo carros com adesivos colados por toda sua extensão, vejo placas atrapalhando o trânsito de pedestres! Então minha gente, vocês que apoiam esses candidatos, não a eleição, mas a opressão de vocês mesmos, pensem, repensem e procurem saber. Leiam as notícias, leiam os jornais, procurem usar esse milagre humano que é a internet para se informarem de modo consciente e parem de usá-la somente para fofocar com seus amigos no facebook, ou no orkut, ou no msn, sei lá... usem esse poder para algo bom! Pelo amor de Deus! Pelo amor de seu futuro!

Esses dias publiquei em minha página do facebook postagens um pouco mais pesadas contra dois coronéis. Me questionaram: "Você não foi muito pesado?" - Não para todos aqueles que compartilharam, curtiram e comentaram apoiando a medida mais extremista. Não para aqueles que se preocupam com seu futuro. E ainda me perguntaram: "Mas você não é um homem cristão?" - Sim, sou, e como cristão peço que Deus tome conta da alma desses dois, porque aqui, na selva capitalista que o planeta Terra é, somos animais que devem lutar contra todos os que acham que podem mais que os outros. Por isso eu peço, inclusive como cristão: HOMENS DE BEM, PENSEM!

Como artista não apoio nenhum candidato e sim o povo. Apoio as pessoas, as diferentes culturas, o sorriso, o trabalho, o suor. Política é algo extremamente útil e necessário, mas politicagem é que é uma merda!

Como artista e cidadão peço para todos os meus irmão, cristãos, ateus, negros, brancos, índios, enfim... humanos, peço, por favor, procurem se informar, procurem absorver boa cultura, procurem as peças de teatro, vão aos espetáculos de dança, os centros culturais, as poesias, deixem-se absorver pela arte, pela boa arte, permitam-se viver, permitam que seu vizinho seja quem ele quer ser, viva como você quer sem atrapalhar ninguém por puro preconceito e vivam uma vida saudável com o coração em paz, trabalhem para um bem maior, pensem nas pessoas que amam!

EVOÉ, AMÉM, AXÉ!