terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cultura Mix MS celebra cultura, gastronomia e democracia de graça no Centro Cultural

26/10/2011 | Jefferson Benicio Gomes Ribeiro
Thais Gallart
Campo Grande (MS) - CULTURA MIX MS é o projeto piloto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul que abre espaço para exposição, comércio, gastronomia, intercâmbio e valorização do bem viver nesse estado e será realizado nos dias 04, 05 e 06 de novembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, dedicando-os à diversidade cultural e comportamental, valorização do indivíduo, bem-estar, informação, democracia e contemporaneidade, além de intervenções culturais em homenagem ao Dia Nacional da Cultura que é comemorado em 05 de novembro. E o mais importante: tudo de graça.
O evento terá dois palcos, um no jardim de entrada para apresentações de música, dança e teatro e outro no pátio interno para contação de histórias e declamação de poesias, além de várias tendas oferecendo diversos produtos da cultura sul-mato-grossense, como bonecos cênicos, artesanato, artes plásticas, entre outros e praça de alimentação, criando uma opção lúdica e interativa de lazer e cultura. Foram convidadas também a participar a colônia paraguaia, boliviana, portuguesa e japonesa.
“Essa feira objetiva dinamizar mais ainda os demais espaços do Centro Cultural José Octávio Guizzo, divulgando a produção artística local em seus diversos aspectos, abrindo novas oportunidades para nossos talentos”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O Dia Nacional da Cultura foi sancionado no dia 15 de maio de 1970 pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici, sob a lei nº 5.579, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa. Segundo o texto do decreto, “fica instituído o “Dia da Cultura e da Ciência”, que será comemorado a cinco de novembro de cada ano, como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo”. E completava: “Parágrafo único. As comemorações a que se refere o presente artigo terão como escopo o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.





PROGRAMAÇÃO


Sexta-feira (04 de novembro) – Abertura

19h – Cortejo realizado pelo Teatro Imaginário Maracangalha
19h30 – Abertura oficial
20h – Show com a cantora Alzira Espindola
21h30 - Encerramento


Sábado (05 de novembro)

9h – Música no jardim – Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues sob a regência do maestro Eduardo Martinelli
10h30 – Dança no jardim – Grupo Dançurbana
11h30 – Música no quintal – grupo Papi Galán e Juventude Paraguaia
12h30 – Poesia no quintal – Acadêmicos de Artes Cênicas da UEMS
14h30 – Música no quintal – Banda Sarravulho
15h30 – Teatro no jardim – Desnudos del nombre
16h30 – Contação de História no quintal - Conceição Leite
17h – Música no jardim – Louva Dub
18h – Encerramento


Domingo (06 de novembro)

9h – Música no jardim – Bibi do Cavaco
10h30 – Dança no jardim – Grupo Funk-se
11h30 – Música no quintal – Jerry Espíndola e as Pétalas de Pixe
12h30 – Poesia no quintal – Acadêmicos de Artes Cênicas da UEMS
14h30 – Música no quintal – Grupo Sampri
15h30 – Teatro no jardim – Rick Thibau
16h30 – Contação de História no quintal - Teatro do Lelo
17h – Música no jardim – Bando do Velho Jack
18h – Encerramento




Currículos
Alzira Espindola
Alzira Maria Miranda Espíndola, hoje se autodenomina, Alzira E, é cantora e compositora, vinda de uma família de artistas sul-mato-grossenses. Radicada em São Paulo desde 85, tornou-se parceira de Itamar Assumpção, parceria esta, responsável por sua produção musical nos anos 90. Em 2005 com a poetisa Alice Ruiz reúnem as parcerias compostas em 15 anos desde o encontro das duas, resultando no álbum Paralelas. Dando continuidade a essa característica da poesia na musica de Alzira E, em 2007 estreia a parceria com o poeta paulistano Arruda, no álbum Alzira-E, parceria farta em canções nesses últimos 3 anos, deu origem ao novo álbum, Pedindo a Palavra (2011).
Alzira E, destaca-se como compositora na voz de grandes interpretes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Maria Alcina, Ceumar, Tetê Espíndola, André Abujamra Luhli, Lucina, entre outros. Fora do circuito das grandes gravadoras, Alzira E lançou oito álbuns: O LP “Alzira Espíndola” (1987); “AMME”, em parceria com Itamar Assumpção(1992); “PEÇAMME”(1996); “Anahí”,gravado ao vivo em dueto com Tetê Espíndola; “Ninguém Pode Calar”, em homenagem a cantora e compositora Maysa(2000);
“PARALELAS” em parceria com Alice Ruiz (2005); “Alzira E”, em parceria com Arruda (2007); “Pedindo a Palavra”, o segundo em parceria com o poeta Arruda (2011).


Teatro Imaginário Maracangalha

O grupo de teatro de rua, iniciado em 2005, faz das ruas e praças seu palco principal. Conduzido pelo ator e diretor Fernando Cruz, o Teatro Imaginário Maracangalha, utiliza-se de formas alternativas de difusão da arte cênica, ampliando o acesso a maior parte da comunidade, que por motivos diversos, não frequentam as salas de teatro convencional.


Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues

A “Orquestra Jovem” é um projeto desenvolvido pela Fundação Barbosa Rodrigues desde abril de 2005 em Campo Grande. A iniciativa surgiu com o objetivo de, através da musicalização, atender alunos do ensino fundamental da rede pública, em situação de risco social com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento.


Cia. Dançurbana

Cia. Dançurbana é formada por jovens provenientes de projetos sociais realizados na periferia de Campo Grande/MS. A Companhia é um agrupamento daqueles que se destacaram pelo seu empenho, participação e engajamento pela arte. Os integrantes da Cia. Dançurbana visam a dança como veiculo de formação e de expressão sensória, e deste modo buscam o aprimoramento estético e técnico, além de tornar acessível o seu trabalho à sociedade em geral, possibilitando à população a apreciação da dança e transformação social pela arte.


Papi Galán e Juventude Paraguaia
Grupo formado por violinos, flautas, harpa paraguaia e violão, no repertório obras representativas da cultura popular paraguaia, uma homenagem ao país vizinho, que em 2011 comemora o bicentenário de sua república.


Bibi do Cavaco

Como cavaquinhista, Bibi participou de grupos de samba de renome, como
Mel na Boca e Nossa Cor, além de acompanhar artistas como o saudoso
Moreira da Silva – o rei do samba de breque – em 1989, a grande
pagodeira Jovelina Pérola Negra, os puxadores de samba enredo
Dominguinhos do Estácio, Carlinhos de Pilares e Rixa, em shows por
Campo Grande e São Paulo.




Rick Thibau

Ricardo Thibau atua profissionalmente como mágico desde 2004, participou de importantes festivais culturais, nacionais e internacionais, eventos empresariais, atendendo clientes como Playboy e Sony. É membro da Sociedade Mágica do Brasil, afiliada à Federação Latino-Americana de Sociedades Mágicas, conquistou o primeiro lugar no campeonato de Close Up/mágicas de mesa do Congresso Brasileiro de Mágicos. Atua como jurado de competições e intérprete de conferencistas internacionais, participou também de congressos como a Blackpool Magic Convention (maior congresso mágico do mundo) na Inglaterra e o Congresso Argentino de Ilusionismo.



Banda Sarravulho

Sarravulho foi fundado pelo músico campo-grandense Erick Barem (violão, voze composições) e pelo músico e ator corumbaense Bruno Moser (baixo, arranjos e composições). Esse trabalho nasceu em 2007, parte em Corumbá (MS) e parte em Campo Grande (MS). A aposta é na fusão de ritmos brasileiros, sul-americanos e composições que possam remeter um pouco da complexidade cultural das misturas que se desenrolaram no Brasil e América do Sul. Nada mais simbólico que o encorpado prato à base de miúdos - “Sarravulho” – para justificar o nome da banda.



Desnudos Del Nombre

Fundada no dia 1 de Julho de 2009, a Cia. de Artes Desnudos Del Nombre traduz uma linguagem distinta para falar a mesma língua. Vem com a proposta de estudar as mais diversas linguagens cênicas através da pesquisa e o intercâmbio das experiências internas e externas do grupo. O grupo surgiu da vontade de profissionalização de cinco ex- alunos da OCIP Casa de ensaio. Desde sua criação o grupo já realizou vários trabalhos em festas e grandes eventos.


Funk-Se

O nome do grupo tem como origem a música “Funk-se quem puder” de Gilberto Gil, de 1983. E leva através do poder da música e dança, o Funk-se busca induzir uma mensagem positiva de valor pessoal, dignidade e respeito, utilizando o hip hop e o street dance pra divulgar a cultura urbana e suas vertentes, procurarando forjar uma estreita relação com seu público dançando em vários tipos de espaço, democratizando o acesso às manifestações artísticas propostas pelo grupo.


Jerry Espíndola e as Pétalas de Pixe

Gravado por mais de 30 artistas sul-mato-grossenses e com sete discos na bagagem, Jerry Espíndola se une ao grupo formado apenas por mulheres, o quarteto Pétalas de Pixe, que possui trabalho autoral e é uma das novas vozes da cena pop-rock local.


Grupo Sampri

Primeiro grupo de samba formado só por mulheres em Mato Grosso do Sul, composto por três irmãs, possui canções de Nelson Cavaquinho, Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre outros. Luciana (vocal e pandeiro), Renata (vocal e violão) e Magally (vocal e cavaquinho).


Louva Dub

A banda Louva Dub mescla elementos da música brasileira (samba, MPB), com a essência da música jamaicana (reggae, dub, ska). Com maturidade poética, o Louva Dub reforça sua temática característica: a espiritualidade, a íntima relação com a natureza e o amor ao próximo. Atuante da cena artística autoral de Mato Grosso do Sul, a banda vale-se da música como instrumento de conscientização social.


Bando do Velho Jack

O Bando do Velho Jack sob a influência de grupos como Grand Funk Railroad, Doobie Brothers, Free, Allman Brothers, Lynyrd Skynyrd, Black Oak Arkansas ou os brasileiros Mutantes, Peso, Casa das Máquinas, Tutti Fruti, Made in Brazil, o grupo reúne estilos diferentes e um trabalho de qualidade traduzido pelos inúmeros shows realizados em Mato Grosso do Sul e outros estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, e pelos cinco CDs produzidos ao longo de sua carreira.


Contatos para a Imprensa:

Alzira Espindola: alzirae@gmail.com
Teatro Imaginário Maracangalha – Fernando Cruz: 8432-6899
Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e Papi Galán e Juventude Paraguaia - Lilian Veron: 9106-9956
Grupo Dançurbana - Marcos: 9238-2829  
Bando do Velho Jack – Daniel: 9299-2083
Banda Sarravulho - Bruno: 9998-7665
Jerry Espíndola e as Pétalas de Pixe: 9984-7914
Rick Thibau: 8111-5024
Grupo Sampri - Luciana: 9264-2624 
Desnudos Del Nombre - Renata: 9951-9856
Louva Dub -Lauren Cury: 8435 3634
Bibi do Cavaco: 8402-5424
Funk-Se - Edson Clair: 92924133

Nenhum comentário:

Postar um comentário